Prática ágil: busque e compartilhe o conhecimento

2 de setembro de 2010

Sintoma: os desenvolvedores de um projeto jamais enfrentaram um tipo de problema e decide resolvê-lo. Uma história começa a ser desenvolvida, mas o mesmo fica parado diversas vezes em pequenos detalhes que impedem completá-la pois ninguém na equipe possui tanta experiência com a ferramenta: existem mais dúvidas do que respostas na equipe.

Ação: participe ativamente em listas e fóruns de discussão de plataformas ou linguagens, como o Tectura, o GUJ ou o guru-sp.

As chances de outras empresas e desenvolvedores terem passado pelos mesmos problemas que nós em algum momento no passado é muito grande. Em toda singularidade de nossos projetos, a similaridade é muito grande.

Em casos pequenos como uma mensagem de erro jamais vista, buscadores são seus amigos, como quando procuramos no google entre as páginas do brasil a mensagem exata de erro “java.lang.IllegalStateException: Response already committed”:

Busca por IllegalStateException

Buscando por uma exception no google entre as páginas do Brasil: ajude a comunidade local a se desenvolver.

Em casos em que não encontrar publicada a resposta para sua pergunta, não deixe de aproveitar para colaborar: compartilhe suas dúvidas e soluções.

Como professores, sabemos que escrever a dúvida ajuda no processo do desenvolvedor entender o seu próprio problema. Ajuda a expressar aos outros um conceito e problema abstrato: algo que requer exercício para dominar.

Quando tentamos explicar o que está ocorrendo conosco para terceiros somos obrigados a pensar nele com mais calma do que o momento de estresse no qual estamos tentando as soluções.

Ao mesmo tempo ajudar outros a resolverem problemas facilita o processo de assentamento do aprendizado uma vez que o processo de explicação exige uma estruturação maior do que foi aprendido. Criar um blog público sobre tópicos do desenvolvimento dentro da empresa e, principalmente no início, incentive a criação de um posts regulares até o momento em que compartilhar as experiências se torne algo natural.

Utilizar os fóruns para compartilhar as idéias, começando novas threads como no caso do Tectura, é um exercício ainda melhor onde não só doamos parte de nosso conhecimento para um mercado de maior qualidade mas também aumentamos nossa capacidade de expressar nossas idéias.

Se o assunto for grande o suficiente, considere escrever para as revistas da área, sites de notícias ou apresentar em grupos de usuários e eventos.

Anúncios

4 Respostas to “Prática ágil: busque e compartilhe o conhecimento”


  1. Criar um blog e participar de comunidades e listas é muito importante para o aprendizado e difusão do conhecimento, mas infelizmente ainda há muitos programadores que se isolam e fazem apenas suas “obrigações”. Só dar água e angu pra eles que estará tudo certo.

    Tem aquele ditado: “Uma mão lava a outra e as duas, uma cara.”

    Belo post Gui! (:


  2. Fala Guilherme,

    Estou totalmente de acordo com você, a partir do momento que divulgamos nosso problema e como resolver com certeza estaremos ajudando outros, principalmente quando divulgamos a solução do problema em sites públicos. Sem falar que é como você mencionou para poder explicar vamos refletir melhor sobre o problema e muitas vezes acabamos nos aprofundando em pesquisas e entendendo melhor o por que ocorreu o problema e com isso passamos a evoluir.

    Abraços,
    Breno Oliveira

    • Luciano Says:

      nigga you still talking thats why that scerzey moreno stabbed yall and stop fucking wit you fakes ahahaha fuk sur bitch you cant claim somewhere you not from haahah sf eastcoast how does that sound fuckin fake bitch nigga i knock scraps tha fockkk out


  3. Somebody essentially help to make seriously articles I would state. This is the first time I frequented your web page and thus far? I amazed with the research you made to make this particular publish amazing. Great job!


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: