Deploy Contínuo – Entrega contínua de valor

6 de julho de 2010

Desde 2005 ajudo com o desenvolvimento de um produto interno que teve sua segunda versão criada em 2008. Até então utilizávamos práticas de extreme programming, como programação pareada, testes, integração contínua e build automatizado.

Entre 2008 e 2009, tomamos o processo de deploy parcialmente automatizado e levamos a seus extremos. Construimos passo a passo um ambiente de produção que pode ser atualizado a qualquer instante para uma versão nova, além do processo de rollback também ser efetuado de maneira simples.

Evolução do banco de dados, testes de integração, testes rodando em paralelo e testes de end-to-end rodados na Cloud são algumas das práticas que adotamos e que apresentarei nos próximos posts, passo a passo.

Tudo isso não aconteceu do dia para a noite em um projeto que já existia e possuia código legado, mas com o passar do tempo implementamos todos esses passos, com uma equipe que vivia em alteração. Agora já vemos os frutos dentro da empresa: uma nova equipe colocou no ar processo semelhante em menos de 1 mês em um projeto novo, e a repetição desse processo nos mostra que não só sites simples são capazes de efetuar deploy contínuo.

O vídeo a seguir é uma visão geral do que é o deploy contínuo e onde chegaremos com os posts que virão:

Anúncios

3 Respostas to “Deploy Contínuo – Entrega contínua de valor”


  1. Good Day ! it can be a exciting looking website .


  2. That was nice to see your notes, I’m looking forward to seeing more of them soon, as well. I’m going to visit your site again in a few days so I could read the rest of entries. Wish you don’t mind…


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: